Salve, moçada, tudo na paz? Por aqui tá beleza, levando um dia após o outro. Neste exato momento estou na Cidade do México para um evento sobre IA e jornalismo (sim, mais um desses). O assunto é repetitivo, mas por um motivo: essas novas tecnologias podem definir o que vai acontecer com minha profissão muito em breve.
Posso estar errado, mas sou particularmente cético de que IAs vão afetar o jornalismo investigativo, analítico e de qualidade – não é algo facilmente replicável. É preciso construir a pauta, fazer fontes, analisar dados, traçar associações nem sempre óbvias, escrever, fazer gráficos, artes, editar, checar. É um trabalho que os LLMs atuais, mesmo os mais avançados, não estão nem remotamente aptos a fazer. Na minha opinião, esse tipo de trabalho artesanal de jornalismo só vai ganhar mais valor.
O impacto que IA pode ter, no entanto, está mais relacionado ao jornalismo declarativo, repetitivo e dependente de volume – que tem sua utilidade no cenário informativo, claro, mas corre o risco de ser substituído por automações sintéticas, mesmo quando não deveria. Mas isso é papo para um outro artigo, no qual já estou trabalhando.
Nesta edição #39, vou falar sobre como estou conseguindo efetivamente emagrecer utilizando um chatbot de IA. A seção Ferramentaria de hoje vai ser aberta a todos.
Na próxima edição, vou inaugurar uma seção de recomendações de filmes, séries, sites, artigos e livros chamada Quinquilharia, que será alternada – numa semana a Ferramentaria é fechada para assinantes, noutra a Quinquilharia.
Anúncios pra comunidade
Evento gratuito do Núcleo em 10/12
Organizado pelo Núcleo Jornalismo, esse evento busca pautar e qualificar o uso de dados abertos por jornalistas e sociedade civil, além de discutir novos formatos de jornalismo em tempos de inteligência artificial.
É gratuito e aberto a todos.
Dia: 10 de dezembro de 2025
Horário: 13h às 19h
Localização: Hub Jusbrasil São Paulo — Pinheiros, SP (endereço do evento será enviado por e-mail para os participantes)
Há duas semanas, publiquei um texto sobre meu projeto aqui em Stanford, caso você tenha interesse.

Leia o artigo completo
Cadastrar-se agora para ler o artigo completo e ter acesso a todos os artigos por somente assinantes pagantes.
Inscrever-se
