Os apps principais do meu celular
Nesta edição #22 vou falar sobre os apps que estão no meu celular e que podem ser legais pra vocês também.
Salve, moçada, tudo bem? Por aqui as coisas tão andando e o Boston Celtics tá chegando com tudo nos playoffs da NBA (venceu 16 dos últimos 20 jogos), que começam dia 19 de abril.
Eu não sigo tão assiduamente a temporada regular da NBA, tem muita partida (cada time joga 82 vezes), fico mais de olho se o Celticão tá arrepiando. Mas os playoffs são um momento de magia aqui em casa – estou até pensando em comprar uma roupinha do Celtics pra minha cachorra Patela, mas tá meio caro.
Antes de ir pros apps, um aviso: publicamos uma reportagem no Núcleo em parceria com a AzMina que aborda a proliferação de conteúdo misógino no TikTok entre garotos, o que motivou uma denúncia formal ao Ministério Público Federal contra a plataforma pela deputada federal Erika Hilton.
Esse tipo de impacto é uma suada vitória para o jornalismo independente e colaborativo. A gente trabalha muito próximo da AzMina desde que começamos nossa jornada, em 2020, e essa parceria continua rendendo frutos.
🙌 Nosso impacto só foi possível porque temos o apoio de nossos assinantes. Ajude o Núcleo a fazer mais reportagens de impacto como esta, apoie nosso jornalismo! Custa apenas R$10 por mês. Apoie nosso impacto
Resultado da enquete da semana passada
No seu telefone minimalista, qual tipo de app não pode nunca faltar?

Pra mim o resultado tá infalível, sem música qualquer celular é só um tijolo com conexão à rede de telefonia.
Espaço de luxo
Um tempo atrás eu decidi que iria fazer apenas uma página de apps na tela de início do meu celular, ou seja, não teria que ficar fazendo aquele scroll lateral pra achar algum aplicativo que eu queira.
Meu racional foi: se preciso rolar pra direita pra achar um app, ele não faz parte das minhas prioridades (se eventualmente precisar posso só fazer uma busca por nome). Isso tem me ajudado a evitar o excesso de uso de tela.
É mais difícil do que parece fazer uma seleção fina, mas também é recompensador.
Em uma tela de iPhone cabem 28 apps, considerando os quatro na barra fixa na parte inferior. No Android o número de apps pode variar de marca pra marca, mas o meu Motorola aceita 20 aplicativos na tela. Parece o suficiente, mas é pouco espaço para quem tem centenas de apps.
Então eu fiz uma categorização de coisas que são mais prioritárias pra mim: mensagens, produtividade, música.
O espaço de luxo, aquela parte fixa embaixo, eu deixo os apps que eu mais uso: Discord, Zap, Gmail e Protonmail.
No topo, eu uso um widget que altera os apps que aparecem de acordo com meu uso mais recente, o que é muito útil – mais do que eu imaginava, e ainda dá pra selecionar aqueles que você não quer que apareçam.

Ferramentaria
- OMG.LOL — Muito interessante esse site, que é basicamente um fornecedor de tudo (email, DNS, ferramentas onlines etc), por apenas US$20. Eu não comprei porque ainda não descobri se preciso ou não, mas definitivamente me deixou curioso.